segunda-feira, 14 de maio de 2012

Crepes


Não consegui, no Sábado, deixar-vos esta sugestão, mas pode ser que a aproveitem para o próximo fim-de-semana.
Os Domingos, de manhã, são propícios a pequenos almoços mais completos, os quais muitas vezes se transformam em "brunches"...!!!
Nada melhor, nestes dias, do que fazer um prato cheio de panquecas ou, como foi o caso deste Domingo passado, de crepes.
Para os rechear, usamos fiambre, queijo fatiado ou fresco e quando passamos aos doces: mel, geleias, chocolate, gelado ou, simplesmente, açúcar amarelo com canela.
Desta feita, deixo-vos com os crepes, mas prometo voltar com as panquecas...!

Sabia que:

 A palavra crepe, vem do francês "crêpe", mas com origem no latim "crispus" que significa "crespo", um tipo de panqueca mais fina feita com farinha de trigo, leite e ovos.

Os mais conhecidos, os crêpe Suzette, são uma sobremesa francesa muito divulgada, consistindo num crepe caramelizado, feito de açúcar e manteiga, regado com licor e laranja e flambeado - ver receita abaixo.


Ingredientes (para 10/12 crepes)


  • 100 grs de farinha de trigo (sem fermento)
  • 2 ovos + 1 gema
  • 2,5 dl leite
  • 90 grs. de margarina Vaqueiro (sem ser da líquida)
  • Pitada de sal
Para esta receita, aconselho o uso de duas frigideiras anti-aderentes, com um diâmetro de cerca de 22/24 cm, para poderem confeccionar mais rapidamente os crepes, sobretudo se pretenderem dobrar a quantidade de massa.

Numa tigela, batem-se os ovos, com a farinha e o leite e o sal, podendo usar-se a varinha mágica ou a Bimby na vel. 5.
Derrete-se a margarina usando as duas frigideiras.
O truque desta receita é a incorporação da gordura na massa, enquanto esta está a ser batida. Assim, pode, se usar a Bimby, introduzir a margarina pelo bucal. Se não a usar, vá deitando a margarina enquanto bate a massa com a varinha.
Deve misturar-se bem, até dissolver toda a farinha.
Retira-se o excesso de gordura das frigideiras, com papel absorvente.
Com lume ou temperatura média/baixa (dependendo do fogão ou da placa) e usando uma concha preenche-se o fundo das frigideiras com um pouco de massa dos crepes, de modo a ficar somente uma fina camada no fundo.
Quando os crepes estiverem secos, na parte de cima, viram-se até ficarem loirinhos.



Os miúdos  e os Tios dos miúdos adoram comer uns quantos com banana cortadinha às rodelas e com açúcar amarelo e canela...




Guarde uns quantos e agora faça a receita dos Suzette...



Crepe Suzette (ingredientes para o recheio)

  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 2 colheres de sopa de sumo de laranja
  •  1 colher de licor de laranja (p.ex. Cointreau)
  • Raspa de uma laranja

Ingredientes para flambear

  • 3 colheres de sopa de conhaque
  • 2 colheres de sopa de licor de laranja

Numa das frigideiras usadas para fazer os crepes, derreta a manteiga e junte o açúcar, até obter um creme acastanhado. Junte o licor, o sumo de laranja e o licor e deixe reduzir este molho, em lime brando, até engrossar ligeiramente.
Espalhe este recheio sobre os crepes e dobre-os em 4.
Sobre o crepe deitam-se as colheres do conhaque e do licor de laranja e atea-se fogo, para flambear.

Esta é uma técnica muito usada na cozinha francesa que requer perícia, mas sobretudo muito cuidado no atear do fogo e no manuseamento da chama que é criada com os licores e com o fogo.
Por isso, se nunca exprimentou a flambear alimentos, faço-o com cuidado, evitando ter à sua volta panos, toalhas ou quaisquer outros materiais inflamáveis.

Agora... delicie-se, sff!!!

1 comentário:

  1. Agora comia dois como mais gosto, doce morango e outro com açucar e canela maravilhosos!Desaparecem num piscar de olhos.

    ResponderEliminar